quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

The Who - In The Hall Of The Mountain King

Mais algumas memórias soltas de temas que às duas por três me vêm à cabeça, algumas vá-se lá saber porquê.
Começo por fazer um recuo ao ano de 1967 e ao manancial de boa música que foi produzida e é nesse ano que volto aos The Who.

The Who iam já no terceiro álbum de nome “The Who Sell Out”, onde vou buscar o tema de hoje e onde se podiam ouvir, antecipadamente, pinceladas do que viria a ser esse grande disco de 1969 “Tommy”.
“The Who Sell Out” era já um álbum conceptual que provocou grande polémica pelo facto de intercalado com as músicas constarem anúncios falsos de produtos reais (a ideia era o disco assemelhar-se a uma transmissão de rádio pirata). Em 67 surgem também de uma forma evidente as primeiras influências da música clássica e aparecem as primeiras versões Rock de temas clássicos populares.
É o caso de “Hall of the Mountain King” de Edvard Grieg (2ª metade do século XIX), tema bem conhecido da obra “Peer Gynt” – música para a peça de teatro com o mesmo nome de Ibsen, que os The Who adaptaram.




A versão dos The Who é uma espécie de paródia com um exuberante Pete Townshend (guitarra) e um vigoroso Keith Moon (1946-1978) (mas que bateria!) inspirados, e estávamos ainda só no começo.
Como raio me lembrei desta música se ela não aparece na edição original de “The Who Sell Out”, trata-se de uma faixa bónus que só deve aparecer em edição em CD? Não interessa, aqui vai ela.




The Who - In The Hall Of The Mountain King

Sem comentários:

Enviar um comentário