sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

The Beatles - A Day in the Life

Sempre gostei de listas com classificações dos melhores discos. Há para todos os gostos, melhores do ano, da década, de sempre, por género, revelação, feminino, masculino, etc., etc. Gosto, não gosto, tenho, não tenho, falta este ou aquele registo, é sempre o exercício que se faz perante listas que são invariavelmente altamente subjectivas.

Houve uma, que me despertou particular atenção e que foi publicada pelo "Expresso" já lá vão alguns ano e que se intitulava "50 discos que toda a gente deve ouvir". Foi em Dezembro de 2012 e ainda se pode encontrar na net.  Seleccionaram os críticos do “Expresso” 50 discos de música clássica, mais 50 de Jazz e outros 50 de música popular. Depois, de entre os 150, elegeram 50, ficando a música clássica representada com 13 discos, o Jazz com 9 e a música popular com 28. É evidente que tudo isto é, como é lógico, muito discutível, mas vejamos o que é que me chamou logo a atenção. Nestes “50 discos que toda a gente deve ouvir” não estava nenhum álbum dos The Beatles e nos 50 referentes à música popular aparecia somente o álbum “Revolver” (1966). Isto quando, com frequência, no top 10 dos melhores discos de sempre, aparecerem 2, 3 ou mais álbuns dos The Beatles.




 Ok, são critérios, é subjectividade, no limite é a impossibilidade de se meter o Rossio na rua da Betesga. Tudo bem. Tudo bem, se na referida lista não aparecessem álbuns dos Abba, Janet Jackson e Britney Spears e alguns outros que desconheço, que por muito louváveis que possam ser não me parecem ter qualidade suficiente para figurarem ao lado de Bob Dylan, The Beach Boys, Leonard Cohen, Richard and Linda Thompson, Joni Mitchell, Robert Wyatt, The Magnetic Fields, Milton Nascimento ou o nosso Carlos Paredes.




Correndo pois contra a maré, quando parece que “Revolver” é redescoberto e colocado no topo, recordemos do agora, ao que parece, menos querido “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Man” (1967) o tema final “A Day in the Life”.




The Beatles - A Day in the Life

Sem comentários:

Enviar um comentário