sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Leonard Cohen - Avalanche

As diversas prestações de Paul Buckmaster nos anos 60 e 70

Gravado ainda em 1970, mas com edição em 1971, "Songs of Love and Hate" é o 3º e provavelmente o melhor disco de Leonard Cohen e é hoje em dia um clássico da música popular.

O mérito deste excelente  álbum vai directo, claro, para Leonard Cohen e a sua capacidade única de musicar e interpretar os seus poemas de amor e ódio, mas neste disco sobressaem também os arranjos de cordas que devem ser devidamente relevados.

Para além do álbum "Elton John" de 1970, foi neste disco que melhor tomei conhecimento de Paul Buckmaster ao qual dei a devida importância. Ouça-se os arranjos em canções como "Avalanche", "Famous Blue Raincoat" ou ainda "Joan of Arc", umas vezes densos e pesados outras discretos e subtis, e reconheça-se a riqueza acrescentada por Paul Buckmaster a este conjunto de canções que marcaram a minha adolescência.

"Songs of Love and Hate" foi o primeiro LP de Leonard Cohen que tive, é uma edição portuguesa de 1971, a contra capa tinha um pequeno poema de Cohen:

"They locked up a man
Who wanted to rule the world
The fools
They locked up the wrong man"






"Songs of Love and Hate" abre com a pesada e frígida "Avalanche" onde a constante guitarra flamenga de Leonard Cohen é acompanhada por densos e ameaçadores crescendos saídos da inspiração de Paul Buckmaster.
Um trabalho notável de Leonard Cohen e... Paul Buckmaster.




Leonard Cohen - Avalanche

Sem comentários:

Enviar um comentário