quarta-feira, 1 de novembro de 2017

John Coltrane - Greensleeves

“Greensleeves” é uma tradicional e popular canção inglesa que data, parece, do século XVI de origem desconhecida. Uma lenda refere ter sido escrita por Henrique VIII, na sua conquista de Anne Boleyn, mas, ao que apurei, tudo indica que o estilo é posterior à sua morte. Há ainda quem refira que "Greensleeves" chegou a ser tocada (ou mesmo composta) por Mozart (?).

Uma coisa é certa Greensleeves foi ao longo dos tempos alvo de muitas versões, percorrendo os mais diversos estilos. Desde o compositor inglês Vaughn Williams (Séc. XIX/XX) até um passado bem mais recente ela tem sido recorrentemente popularizada por nomes bem conhecidos.
A memorável versão de Leonard Cohen no álbum “New Skin For The Old Ceremony” (1974), Jeff Beck (1968) ou James Taylor (1968) são algumas a merecer destaque. Ou recuando um pouco mais (1961) e depararmo-nos com uma versão irresistível dessa figura maior do Jazz, John Coltrane.

John Coltrane no livro "Jazz das raízes ao rock"


É precisamente com esta que ficamos, e que avento uma bela audição. Tocam John Coltrane, saxofone, McCoy Tyner, piano, Reggie Workman, baixo e Elvin Jones, bateria.




John Coltrane - Greensleeves

Sem comentários:

Enviar um comentário