domingo, 5 de novembro de 2017

George Baker Selection - Little Green Bag

Estes meus Regresso ao Passado têm-se esgotado, quase na totalidade, na música dita popular, produzida nos anos 60 e 70, nas Ilhas Britânicas, nos Estados Unidos e em Portugal. Algumas excepções já passaram por aqui, que aquelas sonoridades rapidamente se espalharam um pouco por todo o planeta, como Patxi Andion e Joan Manuel Serrat em Espanha, Chico Buarque e Elis Regina no Brasil, Aphrodite's Child na Grécia, mas são manifestamente insuficientes para demonstração do vigor da música popular, naquele período, nesses países. E de todos os outros países, nem é bom falar, pois rapidamente poderíamos encontrar referências da influência do Pop-Rock em países tão distantes como o Camboja ou a Indonésia.

Não vou tão longe, fiquemos pela Europa, mais concretamente pela Holanda, país que pelas suas especificidades poderia ter concorrido em quantidade/qualidade com a dominante Inglaterra. Estranhamente não o fez. Culturalmente era um país aberto aos movimentos mais vanguardistas que então se manifestavam. O movimento hippie teve lá particular implementação, o chamado movimento do “provotariado”, tão bem descrito pelo nosso Fernando Namora em “Estamos no Vento” (“Foi com o título Provo que, em 1965, apareceu um jornal copiografado, antecedido, a breve distância, pelas folhas Provocação I e Provocação II, panfletos predominantemente antimonárquicos, postos a circular aquando do noivado de uma princesa da Holanda”), teve em Amsterdão a sua maior expressão. Tinham o caldo cultural necessário para o surgimento de uma produção musical que tivesse um destaque que nunca chegou a verificar-se.

O primeiro grande sucesso pop de que me recordo foi para os pouco interessantes Shocking Blues e o super-êxito que foi “Venus” estávamos no ano de 1969, depois foram os desinspirados Ekseption, no rock progressivo dos anos 70 e ainda, os mais interessante, os Focus de Jan Akkerman.
Ficaram, no entanto, penosamente datados. Ora recordem.





Tudo isto para chegar à escolha de hoje, uma musiquinha que, por vezes, me vem à cabeça, vá-se lá saber porquê (talvez porque tenho o Single da canção que vamos ouvir), de um grupo holandês denominado George Baker Selection e que em 1970 alcançou os top com a sua “Little Green Bag”.







George Baker Selection - Little Green Bag

Sem comentários:

Enviar um comentário