sábado, 4 de novembro de 2017

Elton John - Skyline Pigeon

Em 1972, Elton John fazia a viragem descarada para um estilo roqueiro com a gravação do quinto álbum de originais “Honky Château” e todos se lembram, com certeza, do tremendo sucesso que foi, por exemplo, “Rocket Man”.
“Honky Château” mostrava, ao mesmo tempo que abandonava os arranjos de cordas de Paul Buckmaster, um Elton John menos inspirado (“Primeiro fazem dum tipo uma super-estrela, depois enterram-no. Esta é a queixa de Elton John enquanto passeia ao longo da sala e medita sobre o destino do seu novo LP (“Honky Chateau”)” no nº 1 do jornal “musicalíssimo” de Novembro de 1972), enveredava assim por formas musicais de gosto mais fácil e simultaneamente menos interessantes. Por isso vou esquecer este Elton John e recuar mais alguns anos para recuperar o que de melhor ele fez.




Arrisco-me mesmo a retroceder a 1969, data de gravação do primeiro LP “Empty Sky” que normalmente é esquecido pois o álbum homónimo de 1970, e que o catapultou para o topo da música popular, é normalmente a primeira referência para a sua discografia. Sejamos justos, “Empty Sky” não é nenhuma pérola que tenha ficado esquecida, temos, claramente, um Elton John ainda titubeante em busca da sua sonoridade e estilo, mas é, sem dúvida, mais estimulante do que muita da produção pós 72.

O destaque deste álbum ia para “Skyline Pigeon”, tema recuperado pela nossa rádio logo após o êxito por ele obtido em 1970. E recuperado aqui também para matar saudades do bom velho Elton John.




Elton John - Skyline Pigeon

Sem comentários:

Enviar um comentário