quinta-feira, 9 de novembro de 2017

David Bowie - Space Oddity

Os arranjos de Paul Buckmaster nos anos 60 e 70


Paul Buckmaster é uma figura do mundo musical Pop-Rock que teve particular relevo nos anos 60 e 70 como arranjador de discos de artistas como David Bowie, Leonard Cohen e Elton John.

Canções que se tornaram célebres tiveram um contributo decisivo com os arranjos musicais prestados por Paul Buckmaster que, para além de arranjador, é também violoncelista e compositor.

Comecemos então pelo que julgo ter sido a primeira participação de Paul Buckmaster no mundo Pop.
Estamos em 1969 e enquanto o Homem dava os primeiros passos na lua, David Bowie dava-os também no seu 2º LP, "David Bowie" no original, "Man of Words/Man of Music" nos Estados Unidos e mais tarde "Space Oddity" a faixa do sucesso e que deu a conhecer David Bowie ao mundo.

Apresentado pelo produtor Gus Dudgeon a David Bowie, Paul Buckmaster vai colaborar em duas faixas do álbum, respectivamente "Space Oddity" e "Wild Eyed Boy from Freecloud" (edição em Single).


Texto da contra-capa de "Space Oddity"
edição portuguesa de 1983


É com "Space Oddity" que ficamos mais uma vez. Os arranjos são de David Bowie e Paul Buckmaster e o violoncelo é deste último, já agora, curiosidade, Rick Wakeman toca Mellotron.




David Bowie - Space Oddity

Sem comentários:

Enviar um comentário