segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Fairport Convention - Eastern Rain

Fairport's Cropredy Convention 2017

Agora sim, terminamos esta passagem pelo festival Fairport's Cropredy Convention 2017 onde estive nos passados dias 11 e 12 de Agosto.
Para o fim ficou a referência à edição em Julho passado da caixa "Come All Ye: The First Ten Years", com 7 CD que percorrem o período de 1968 a 1977 dos Fairport Convention, adquiri-a no festival.

Não é logicamente a primeira recomendação para quem toma agora contacto com a música dos Fairport Convention, para esses a sugestão será começar pelos discos originais.  Para quem conhecer bem os 10 primeiros anos do grupo, então o aviso será, comprei de imediato esta caixa.

"Come All Ye: The First Ten Years" contem 121 faixas das quais 55 não tinham tido edição até à data. Não significa que sejam novas, não é disso que se trata, são sim versões que ainda não tinham conhecido a luz do dia. Contém também numerosas gravações ao vivo, na BBC, no LA Troubadour, l'Olympia Paris e Fairfill Hall em Londres. Inclui ainda o chamado "Manor album" de 1972, período conturbado da banda com somente Dave Swarbrick e Dave Pegg a manter a identidade do grupo (todos os restantes já tinham partido), que nunca chegou a ser editado. Um livro de 48 páginas com novas fotografias e um ensaio sobre o grupo assinado por Patrick Humphries e ainda um evitável poster com o design da capa da caixa completam esta colectânea para descobrir e saborear nos próximos tempos.




Tive o ensejo de que, durante o festival, esta colectânea fosse assinada por Richard Thompson, Ashley Hutchtings e Judy Dyble, todos da formação inicial dos Fairport Convention.



Assinatura de Judy Dyble

Assinatura de Ashley Hutchings

Assinatura de Richard Thompson

Surpresa quando, de entre as 55 gravações inéditas, se ouve a voz de Sandy Denny. Quando pensava que toda a sua obra estava já devidamente escalpelizada (veja-se a "Box Set" com 19 CD!) eis que encontramos faixas com o "previously unrealeased", onde Sandy Denny está presente.

Escolhi "Eastern Rain" uma canção de Joni Mitchell gravada pelos Fairport Convenion para o 2º LP "What We Did on Our Holidays" de 1969, aqui só na voz de Sandy Denny.




Fairport Convention - Eastern Rain

Sem comentários:

Enviar um comentário