terça-feira, 12 de setembro de 2017

Fairport Convention - The Deserter

Fairport's Cropredy Convention 2017

Ainda no início da carreira dos Fairport Convention, pese Joe Boyd os desencorajar a gravar em favor de utilizarem material próprio com uma sonoridade mais inglesa, as versões de temas norte-americanos tinham um peso significativo.
Em 1987 não resistiu e colaborou na compilação dos temas gravados ao vivo para a radio BBC, no disco que tomou o nome de "Heyday", feito sobretudo de grandes canções de Bob Dylan, Joni Mitchell, Leonard Cohen a Richard Fariña, Johnny Cash e Everly Brothers. Entre eles constava a canção "Suzanne" de Leonard Cohen que os Fairport Convention retomaram este ano no festival do 50º aniversário do grupo.
Da gravação original estiveram Richard Thompson, Ashley Hutchings, Ian Matthews e Simon Nicol, no lugar dos já falecidos Martin Lamble e Sandy Denny estiveram o também histórico Dave Mattacks e a cantora Chris While colaboradora do grupo já há alguns anos. É esse momento que o vídeo seguinte reproduz.






Da esquerda para a direita: Simon Nicol, Richard Thompson, Chris While, Dave Mattacks, Ian Matthews

Seguiram-se temas memoráveis como: "Farewell, Farewell", "Crazy Man Michael", "Come All Ye" e "The Deserter", "The Lark in the Morning Medley" e "Tam Lin" tudo temas desse disco único que marcou o Folk-Rock de nome "Liege & Lief".

No festival o tradicional "The Deserter" foi cantado por Chris While, aqui o original com os arranjos dos Fairport Convention e a voz inconfundível de Sandy Denny.




Fairport Convention - The Deserter

Sem comentários:

Enviar um comentário