sábado, 9 de setembro de 2017

Dougie MacLean - Caledonia

Fairport's Cropredy Convention 2017


De volta ao recinto do festival actuavam ainda os Marillion. Já o Rock Progressivo falecia quando, no final dos anos 70 este ingleses surgiram com uma sonoridade descaradamente parecida com os Genesis. Com uma formação quase totalmente diferente da original também passaram por este festival (talvez para captar outros públicos) mas decididamente deslocados, nada de interessante trouxeram.




Noutro registo completamente diferente seguiu-se o escocês Dougie MacLean. Conhecido e reconhecido músico Folk não estava, no entanto, entre as minhas principais atracções para este festival. Nome por cá muito pouco divulgado, a sua discografia é praticamente desconhecida pese a regularidade com que Dougie MacLean grava desde meados dos anos 70.





Foi, pois, uma agradável surpresa esta apresentação, completamente a solo, a anteceder o final do festival com os esperados Fairport Convention.
Canções simples mas envolventes e uma capacidade enorme de interagir com o público, ensinando-o e cativando-o a participar nos refrões, alguns difíceis e longos, das suas canções.
Para cada canção também a sua explicação, onde e quando foi composta. Sem dúvida uma bela prestação, esta de Dougie MacLean.

A canção da vida dele pode-se dizer que foi "Caledonia", uma bela balada composta em França nos anos 70 a revelar as então saudades da sua terra natal. Não conhecia até há bem pouco tempo a versão original desta canção bastante interpretada pelos mais variados músicos da área Folk, conhecia "Caledonia" da Dolores Keane na versão de 1988.




Dougie MacLean - Caledonia

Sem comentários:

Enviar um comentário