quinta-feira, 6 de julho de 2017

Quarteto 1111 - João Nada

mundo da canção nº 4

O ano de 1970 é o melhor ano para o Quarteto 1111, é nesse ano, a 13 de Fevereiro de acordo com www.discogs.com, que é editado o álbum "Quarteto 1111", um disco fundamental na história da música portuguesa.
No seguimento de "Epopeia" da Filarmónica Fraude do ano anterior, "Quarteto 1111" é um disco que incorpora as melhores influências do Rock, em particular do Folk-Rock, com a nossa melhor música tradicional, produzindo um álbum conceptual sob a temática do racismo e da emigração. Não é pois de estranhar que fosse censurado e ao que parece sujeito a destruição por parte da PIDE. Mesmo assim recordava-me bem de algumas faixas do LP que, se a memória não me atraiçoa, ouvia no programa de rádio "Página Um".

A edição de Março de 1970 da revista "mundo da canção" chega a publicar 2 letras de canções deste LP: "João Nada" e "Pigmentação".




Numa abordagem Folk, diria mesmo com uma sonoridade próxima do melhor Folk-Rock inglês da época, "João Nada", depois da abertura de "Prólogo", abordava o tema da emigração, um destino a que parece estarmos fadados. É esse tema que agora deixo para audição.




Quarteto 1111 - João Nada

Sem comentários:

Enviar um comentário