quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Thilo's Combo - Twisting the Twist

“Director de orquestra, orquestrador, arranjador, compositor e multi-instrumentista (acordeão, piano, harmónica, contrabaixo e baixo eléctrico). Foi um dos principais protagonistas no âmbito da música ligeira em Portugal, a par de Jorge Machado, Shegundo Galarza, José Calvário e Pedro Osório.” Assim começa a entrada na "Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX" referente a Thilo Krasmann (1933-2004).

A residir em Portugal desde 1957 Thilo Krasmann (“ o bom gigante” como simpaticamente era tratado) forma em 1962 o Thilo’s Combo que duraria até 1969 sendo um dos conjuntos mais produtivos em termos de gravações (13 EP e 1 Single). De um ecletismo musical excessivo, é fácil encontrar nos discos gravados influências que vão da música latino-americana a standards de jazz, Bolero, Cha-cha-chá, bossa nova, twist, swing e soul são variantes sonoras que se vão ouvir no Thilo’s Combo ao longo da década.




No primeiro EP de 1962, “Twist na Ronda” a sonoridade dominante é o twist, na contra-capa do EP lia-se:
“O enorme entusiasmo existente pelo "twist", é já hoje um fenómeno mundial a que país algum consegue furtar-se. Com prazer anunciamos a participação portuguesa nessa avassaladora corrente, bem própria da nossa época agitada. O THILO'S COMBO desempenha de forma superior a missão " diplomática " para que foi nomeado, podendo dizer-se que as suas interpretações igualam em nível o que de melhor nos chega de além-fronteiras. 
Para que este disco tivesse o melhor clima possível, a gravação efectuou-se na Boíte-Restaurante Ronda onde o Thilo's Combo actua desde os seus primeiros dias (Março 1962); aproveitando-se assim a exuberante alegria das dezenas de fans do " twist" que ali têm o seu ponto de reunião habitual.

Na capa — A jovem actriz Florbela Queiroz deixou-se conquistar pelo "twist" do Thilo's Combo.”


Junto a faixa de abertura “Twisting The Twist”:




Thilo's Combo - Twisting The Twist

Sem comentários:

Enviar um comentário