domingo, 5 de fevereiro de 2017

Os Titãs - Menino de Oiro

De Os Titãs já recordamos “Canção da beira” (Quando eu era pequenino), “Tema Para os Titãs” e “Mira-me Maria”.

Os Titãs foram um conjunto portuense tendo começado por ser exclusivamente instrumental com grande influência do som praticado pelos The Shadows. Em 1963 participam, no cinema Roma, em Lisboa, no “Concurso de Conjuntos do Tipo do «The Shadows»” de promoção ao filme “Mocidade em Férias” (Summer Holiday) com Cliff Richard e The Shadows.




Nesse mesmo ano gravam os dois primeiros EP totalmente instrumentais, voltamos ao primeiro,onde  na contra-capa do EP se podia ler:
“SE CÉSAR... 
... tivesse vivido no nosso tempo e ouvido "Os Titãs", teria com certeza encontrado outra aplicação para a sua célebre frase da campanha das Gálias: "Chegaram, foram vistos (e ouvidos) e venceram". E era verdade. Surgidos para a música em meados de 1963, estes quatro rapazes constituem hoje cartaz e de tal modo valioso que a sua segunda apresentação profissional logo teve lugar no internacional Casino do Estoril. Tudo isto porquê? Porque, longe de se limitarem a copiar, como tantos outros conjuntos do género, os Shadows, que os inspiraram, se voltaram para a música portuguesa, provando à saciedade os seus imensos recursos, desde que inteligentemente, talentosamente, aproveitada. A prova está neste disco-estreia de "Os Titãs", onde há desde o folclore, representado pela "Canção da Beira" e "Vira da Nazaré", até à balada coimbrã - essa belíssima "Menino de Oiro", do Dr. José Afonso - para terminar com o trintão "Fado do Timpanas" que em hora de feliz inspiração Frederico de Freitas escreveu para o fonofilme - era assim que na época era designado - "A Severa". 
Em resumo. Aqui está o cartão de visita de "Os Titãs". Tratem-no bem, não o amarrotem, nem o risquem, nem o estraguem. Será o primeiro disco da vossa futura colecção de "Os Titãs" - o mais internacional dos conjuntos portugueses.” (assina Joaquim de Macedo)


 Depois de, deste disco, já termos recuperado “Canção da Beira Baixa”,  é agora a vez de “Menino de Oiro”, canção de José Afonso, aqui, em ritmo Pop.




Os Titãs - Menino de Oiro

Sem comentários:

Enviar um comentário