domingo, 26 de fevereiro de 2017

Entrevistas MC - Volume 1

"Entrevistas MC - Volume 1" é uma publicação  da revista "mundo da canção", cujo director Avelino Tavares teve  gentileza de me oferecer aquando do meu 60º aniversário no ano de 2016.

Trata-se uma compilação de entrevistas efectuadas pela pioneira revista de divulgação musical "mundo da canção" que na nossa juventude seguíamos com toda a atenção. As entrevistas são as seguintes:
Filarmónica Fraude
Manuel Freire
Rui Mingas
Joan Manuel Serrat
Adriano Correia de Oliveira
Fernando Tordo
Carlos Puebla
Daniel Viglietti
Sérgio Godinho
Angel Parra
Vitorino
Carlos do Carmo
Carlos Paredes
Luís Cília
Manuel Gerena
José Mário Branco
Chico Buarque
UHF
Fausto





No prefácio, assinado por Viriato Teles, começava assim:
"A aventura começou no último ano da década de 60. Viviam-se então em Portugal os tempos cinzentos de uma ditadura em fim de carreira mas nem por isso menos amena. Um ano antes, Salazar caíra da cadeira e fora substituído no poder por Marcelo Caetano, cujos tímidos sinais de abertura cedo se revelaram uma encenação destinada a domesticar os mais crédulos: a PIDE foi rebaptizada como Direcção-Geral de Segurança, mas permaneceu intacta nos seus propósitos repressivos de tudo quanto pusesse em causa a ordem estabelecida; a Censura travestiu-se de Exame Prévio, mas nunca deixou de estar ferozmente atenta contra qualquer veleidade libertária; e Portugal continuou cantando e rindo, do Minho a Timor, indiferente às aspirações do seu próprio povo, que continuava a emigrar em massa, procurando em terra de França o sustento e a liberdade que lhe eram negados por aqui."
Era o enquadramento da situação política quando a revista teve o seu início em Dezembro de 1969.

Sem comentários:

Enviar um comentário