domingo, 26 de fevereiro de 2017

Donovan - Jennifer Juniper

mundo da canção nº 3

Com um peso significativo na revista "mundo da canção" a música Pop-Rock, o Rock e suas variantes, em particular a vinda do Reino Unido e dos Estados Unidos, continuava a ter no nº 3 de Fevereiro de 1970 o devido destaque.
De notar o ecletismo que a revista manifestava ao divulgar letras de canções que iam de um Donovan, Leonard Cohen ou Bob Dylan a um menos recomendável Tommy Roe com "Dizzy" ou o holandês David Alexander Winter com "Oh! Lady Mary". Talvez para iludir a censura... Assim o diz Viriato Teles no prefácio do volume 1 de "Entrevistas MC" publicado em Dezembro de 2005:
"Há que dizer, em jeito de parêntesis e para quem não saiba (ou já não se lembre) que, quando a liberdade é escassa, os criadores não têm outro remédio que não seja o de se tornarem ainda mais criativos, de forma a driblarem com êxito os que têm por função cercear a palavra alheia. Isto é, e e no que ao «Mundo da Canção» diz respeito: se a revista tinha por objectivo divulgar a melhor música que então se fazia, com particular atenção às novas correntes musicais que despontavam no nosso país, e se essas formas de expressão eram particularmente incómodas para o regime vigente, então não havia outra solução que não fosse iludir os polícias do pensamento, fazendo-os crer que a revista tratava essencialmente de temas inócuos - como é suposto ser o entretenimento em geral e as publicações «de variedades» em particular. Assim,uma das maneiras encontradas para despistar os fiscais do espírito consistia, por exemplo, na publicação dos êxitos mais populares da música anglófona (alguns nada inocentes, diga-se de passagem, mas havia sempre a esperança de que o bufo de serviço não fosse bom em línguas estrangeiras), no meio dos quais se misturavam as canções com cabeça, tronco e membros dos nossos melhores criadores." (negrito nosso).

Depois desta explicação, comecemos então a recuperar os temas em inglês publicados no nº 3 do "mundo da canção", começamos com Donovan.



Donovan era então uma das nossas preferências e neste nº a revista trazia a letra de duas canções de 1968: "Junnifer Junifer" e "Atlantis". Esta última já por aqui passou, ficamos então com "Junnifer Juniper".




Donovan - Jennifer Juniper

Sem comentários:

Enviar um comentário