segunda-feira, 9 de março de 2015

Shegundo Galarza & Seu Conjunto - Rock And Roll - Ritmo Sobre Teclas

O disco “Os Caloiros da Canção” de 1960 gravado a meias pelo Daniel Bacelar e Os Conchas é apontado na generalidade da literatura sobre a história da música popular em Portugal como sendo a primeira gravação de Rock’n’Roll (ou Ié-Ié, ou Pop-Rock) por cá feita. Até a Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX afirma: “Este fonograma constitui a primeira edição comercial portuguesa de canções representativas dos novos estilos da música pop.”
A mim sempre me pareceu que se tratava mais de música ligeira com influências tímidas de Neil Sedaka e Pat Boone, pelo que fiquei na expectativa de encontrar algo que fosse mais de encontro aos sons atrevidos que o rock’n’roll dos anos 50 trazia.
Até que encontrei uma gravação de um LP português de 1956 onde constava um tema de nome “Rock And Roll - Ritmo Sobre Teclas”, que me prendeu a atenção, e “voilà”, qual “Fui louco por ti”, qual “Oh Carol”, aqui sim ouvem-se os ritmos frenéticos de Litle Richard e Chuck Berry.





A gravação era do bem conhecido pianista e director de orquestra Shegundo Galarza.
Shegundo Galarza (1924-2003) era de origem basca e radicou-se em Portugal em 1949 tendo deixado uma longa discografia.
"A partir do final da década de 50 foi amplamente mediatizado no âmbito da música ligeira como director de orquestra e arranjador, sobretudo através de programas televisivos." em Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX.
As memórias vão para os programas da RTP onde ele e o seu conjunto apareciam frequentemente, mas também para a passagem nos bailes de Verão na praia do Furadouro.
Fiquemos, então com “Rock And Roll - Ritmo Sobre Teclas” e os primeiros sons de Rock’n’roll “made in Portugal”.



Shegundo Galarza & Seu Conjunto - Rock And Roll - Ritmo Sobre Teclas

Sem comentários:

Enviar um comentário